02. Plano de Contas Referencial

  • Este registro somente deve ser informado para as contas analíticas do Plano de Contas;
  • Ao abrir a tela, será exibido um combo com a escolha da empresa à que se refere o plano de contas referencial e um combo de qual entidade de referência será utilizada. É importante ressaltar a opção do combo de empresa ‘Todas’. Se esta opção for escolhida e somente ela for preenchida, o plano de contas referencial para todas as filiais será este. Caso uma das filiais possua um plano de contas específico, escolha a filial, preencha o plano de contas referencial e salve-o. A partir deste momento a filial irá buscar somente de seu cadastro o plano.
  • A função ‘Copiar plano de contas referencial para outras empresas’ ficará ativa se o SAP Business One estiver configurado para ter mais de uma filial. Ao utilizar-se desta opção, será possível copiar rapidamente o plano de contas referencial escolhido para outra filial.

Atenção:

  • Os itens ‘PJ em geral’, ‘PJ em geral Lucro Presumido’ e ‘PJ em geral Lucro Imune’ possuem contas referenciais em comum com o SPED Contábil-Fiscal. Portanto, o sistema irá criar os arquivos de contas referenciais baseados nos arquivos presentes na pasta ECF, no diretório de instalação do add-on;
  • Os arquivos são baseados nos seguintes registros da ECF: ‘Real’ – L100A e L300; ‘Presumido’ – P100 e P150 e ‘Imune’ – U100A e U150;
  • Para atualizar as contas contábeis, é necessário atualizar as tabelas dinâmicas do ECF (veja mais em: Atualização de tabelas dinâmicas). 

Após isso, ao dar um duplo clique no campo “conta referencial”, o plano de contas referencial será exibido para seleção, como ilustra a imagem abaixo:

Plano de Contas

Plano de Contas Referencial

Quando existirem centros de custo e estes interferirem na identificação do código do plano de contas referencial:

  • Usar o recurso “Referenciar centros de custo”, selecionando uma linha de conta contábil do plano de contas – clique no botão “Referenciar centros de custo” e uma nova janela será exibida;
  • Discrimine, para uma determinada conta, seus centros de custo vinculados e suas referências no plano de contas referencial.

Exemplo:

Voltar ao Índice